Site uses cookies to provide basic functionality.

OK
ESTHER
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Prev Up Next Toggle notes
Chapter 5
Esth PorCap 5:1  No terceiro dia, Ester vestiu os trajes reais e foi colocar-se no átrio interior do palácio real, diante da residência do rei; este estava sentado no trono real, na sala do trono, diante da porta do palácio.
Esth PorCap 5:2  Quando o rei viu a rainha Ester de pé no átrio, olhou-a com agrado e estendeu para ela o cetro de ouro que tinha na mão. Ester aproximou-se e tocou na ponta do cetro. No terceiro dia, terminada a sua oração, Ester despiu as vestes de penitência e vestiu as suas vestes de gala. E assim esplendidamente adornada, depois de ter invocado a Deus, seu salvador, que vê todas as coisas, tomou consigo duas servas. Apoiava-se sobre uma, como uma pessoa delicada, ao passo que a outra a seguia, segurando a cauda do seu manto. Estava formosa como uma flor, de rosto rosado, alegre e atraente, mas com o coração angustiado pelo temor. E, atravessando todas as portas, apresentou-se diante do rei. Assuero estava sentado no seu trono real, revestido de todos os ornamentos da sua majestade, coberto de ouro e de pedrarias, e o seu aspeto era impressionante. Levantando a cabeça, radiante de majestade, dirigiu o seu olhar, cheio de cólera, para a rainha que, mudando de cor, desmaiou e deixou cair a cabeça no ombro da serva que a acompanhava. Mas Deus mudou em doçura a cólera do rei que, assustado, se levantou precipitadamente do seu trono e a tomou nos braços, até que ela voltou a si. Procurou acalmar o seu temor com doces palavras, dizendo-lhe: «Que tens, Ester? Sou teu irmão. Não temas! Não morrerás, porque a minha ordem é para o comum do povo. Aproxima-te!» Levantou o cetro de ouro, aproximou-o do seu pescoço e beijou-a, dizendo: «Podes falar-me.» Ela disse-lhe: *«Meu senhor, eu vi-te como um anjo de Deus e o temor da tua majestade perturbou o meu coração. Porque és, senhor, admirável e o teu rosto está cheio de gravidade.» Dizendo estas palavras caiu de novo sem sentidos. O rei consternou-se e todos os seus servos procuravam reanimá-la.
Esth PorCap 5:3  *O rei disse-lhe: «Que tens, rainha Ester, e que queres? Mesmo que pedisses metade do meu reino, isso te daria.»
Esth PorCap 5:4  Ester respondeu-lhe: «Se ao rei parecer bem, venha hoje com Haman ao banquete que lhe preparei.»
Esth PorCap 5:5  O rei disse: «Apressai-vos a chamar Haman para atender ao desejo de Ester.» O rei foi com Haman ao banquete que Ester tinha preparado.
Esth PorCap 5:6  Enquanto se bebia o vinho, o rei disse à rainha: «Qual é o teu pedido? Tudo te será concedido. Qual o teu desejo? Mesmo que seja metade do meu reino, será satisfeito.»
Esth PorCap 5:7  Ester respondeu-lhe: «Eis o que desejo e o meu pedido:
Esth PorCap 5:8  Se encontrei favor aos olhos do rei, e se lhe agrada aceder ao meu pedido e satisfazer o meu desejo, que o rei e Haman tornem a vir ao banquete que lhes vou preparar. Amanhã darei resposta à pergunta do rei.»
Esth PorCap 5:9  Haman saiu, naquele dia, cheio de gozo e alegre de coração. Mas, à vista de Mardoqueu que, diante da porta do rei, não se levantou nem se moveu à sua passagem, encheu-se de furor contra ele.
Esth PorCap 5:10  Soube, entretanto, conter-se e retirou-se para sua casa. Então, chamou os seus amigos e Zeres, sua mulher,
Esth PorCap 5:11  e falou-lhes do esplendor das suas riquezas, do número dos seus filhos, de tudo o que o rei fizera para o exaltar e do lugar que lhe conferira sobre todos os príncipes e todos os servidores reais.
Esth PorCap 5:12  E acrescentou: «Fui o único a quem a rainha Ester admitiu com o rei ao banquete que ela lhe ofereceu, e convidou-me ainda para amanhã, juntamente com o rei.
Esth PorCap 5:13  Mas tudo isto não é nada para mim, enquanto vir esse judeu Mardoqueu sentado à porta do rei.»
Esth PorCap 5:14  *Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos disseram-lhe: «Prepara uma forca com cinquenta côvados de altura e, amanhã cedo, pede ao rei que nela seja suspenso Mardoqueu. Depois, irás satisfeito ao banquete com o rei.» Este conselho agradou a Haman, que mandou levantar a forca.