Site uses cookies to provide basic functionality.

OK
I SAMUEL
Prev Up Next Toggle notes
Chapter 24
I Sa PorCap 24:1  *David fugiu dali e foi viver para as cavernas de En-Guédi.
I Sa PorCap 24:2  Quando Saul voltou da guerra contra os filisteus, avisaram-no, dizendo: «David está no deserto de En-Guédi.»
I Sa PorCap 24:3  Tomando, pois, Saul três mil homens escolhidos em todo o Israel, foi em busca de David e dos seus homens pelos rochedos de Jelim, só acessíveis às cabras monteses.
I Sa PorCap 24:4  Chegando perto dos apriscos de ovelhas que encontrou ao longo do caminho, Saul entrou numa gruta para satisfazer as suas necessidades. No fundo desta gruta, encontrava-se David com os seus homens,
I Sa PorCap 24:5  *os quais lhe disseram: «Eis o dia do qual o Senhor te disse: ‘Eu entregarei o teu inimigo nas tuas mãos, para que faças dele o que quiseres.’» David levantou-se e cortou sigilosamente a ponta do manto de Saul.
I Sa PorCap 24:6  *E logo o seu coração se encheu de remorsos por ter cortado a ponta do manto de Saul.
I Sa PorCap 24:7  *E disse aos seus homens: «Deus me guarde de fazer tal coisa ao meu senhor, o ungido do Senhor, estender a minha mão contra ele, pois ele é o ungido do Senhor !»
I Sa PorCap 24:8  David conteve os seus homens com estas palavras e impediu que agredissem Saul. O rei levantou-se, afastou-se da gruta e prosseguiu o seu caminho.
I Sa PorCap 24:9  Depois, levantou-se David e saiu da caverna atrás de Saul, clamando: «Ó rei, meu senhor!» Saul voltou-se, e David, inclinando-se, fez-lhe uma profunda reverência.
I Sa PorCap 24:10  *E disse David a Saul: «Porque dás ouvidos ao que te dizem: ‘David procura fazer-te mal’?
I Sa PorCap 24:11  *Viste hoje com os teus olhos que o Senhor te entregou nas minhas mãos, na gruta. O pensamento de te matar assaltou-me, incitou-me contra ti, mas eu disse: ‘Não levantarei a mão contra o meu senhor, porque é o ungido do Senhor.’
I Sa PorCap 24:12  Olha, meu pai, e vê se é a ponta do teu manto que tenho na minha mão. Se eu cortei a ponta do teu manto e não te matei, reconhece que não há maldade nem revolta contra ti. Não pequei contra ti e tu, ao contrário, procuras matar-me.
I Sa PorCap 24:13  Que o Senhor julgue entre mim e ti! Que o Senhor me vingue de ti, mas eu não levantarei a minha mão contra ti.
I Sa PorCap 24:14  O mal vem dos perversos, como diz um provérbio antigo; por isso, não te tocará a minha mão.
I Sa PorCap 24:15  Mas a quem persegues, ó rei de Israel? A quem persegues? Um cão morto? Uma pulga?
I Sa PorCap 24:16  *Pois bem! O Senhor julgará e sentenciará entre mim e ti. Que Ele julgue e defenda a minha causa, e me livre das tuas mãos.»
I Sa PorCap 24:17  *Logo que David acabou de falar, Saul disse-lhe: «É esta a tua voz, ó meu filho David?» E Saul elevou a voz, soluçando.
I Sa PorCap 24:18  *E disse a David: «Tu portas-te bem comigo, e eu comporto-me mal contigo.
I Sa PorCap 24:19  Provaste hoje a tua bondade para comigo, pois o Senhor tinha-me entregue nas tuas mãos e não me mataste.
I Sa PorCap 24:20  Qual é o homem que, encontrando o seu inimigo, o deixa ir embora tranquilamente? Que o Senhor te recompense pelo que fizeste comigo!
I Sa PorCap 24:21  *Agora eu sei que serás rei e que nas tuas mãos estará firme o reino de Israel.
I Sa PorCap 24:22  *Jura-me, pelo Senhor, que não eliminarás a minha posteridade, nem apagarás o meu nome da casa do meu pai.»
I Sa PorCap 24:23  E David jurou-lho. Depois disto, Saul voltou para a sua casa, e David e os seus homens subiram para o refúgio.