Site uses cookies to provide basic functionality.

OK
II MACCABEES
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Prev Up Next Toggle notes
Chapter 13
II M PorCap 13:1  *No ano cento e quarenta e nove, os que estavam com Judas souberam que Antíoco Eupátor marchava contra a Judeia com um considerável exército,
II M PorCap 13:2  acompanhado de Lísias, seu tutor e regente do reino. Cada um comandava tropas gregas, em número de cento e dez mil infantes, cinco mil e trezentos cavaleiros, vinte e dois elefantes e trezentos carros armados de foices.
II M PorCap 13:3  Menelau juntou-se também a eles e, com grande astúcia, exortava Antíoco, não para salvar a sua pátria, mas esperando ser confirmado no poder.
II M PorCap 13:4  Mas o Rei dos reis excitou a cólera de Antíoco contra este celerado e, tendo-o Lísias acusado de ser a causa de todos estes males, o rei mandou conduzi-lo a Bereia para que fosse morto, segundo o costume do país.
II M PorCap 13:5  Ora, havia ali uma torre de cinquenta côvados, cheia de cinza e munida de uma máquina giratória, inclinada para a cinza de todos os lados;
II M PorCap 13:6  com ela lançavam à cinza o culpado de roubo sacrílego ou de outros horrendos crimes, para o matar.
II M PorCap 13:7  *Foi nesse suplício que morreu Menelau, o prevaricador, que, assim, ficou privado de sepultura.
II M PorCap 13:8  E isto foi justo, porque ele tinha cometido muitos pecados contra o altar, cujo fogo e cinzas são sagrados. Por isso, foi na cinza que encontrou a morte.
II M PorCap 13:9  Entretanto, o rei prosseguia a sua marcha, maquinando os mais bárbaros planos, para tratar os judeus pior do que fizera o seu pai.
II M PorCap 13:10  Sabendo disto, Judas mandou ao povo que invocasse o Senhor, noite e dia, para que então, mais do que nunca, Ele viesse em socorro daqueles que estavam ameaçados de perder a lei, a pátria e o santo templo;
II M PorCap 13:11  e que não permitisse que o povo, pouco antes libertado, fosse subjugado novamente pelas nações ímpias.
II M PorCap 13:12  Rezaram todos juntos e invocaram a misericórdia do Senhor, entre lágrimas e jejuns, prostrados em terra, por espaço de três dias consecutivos; Judas exortou-os a que estivessem preparados.
II M PorCap 13:13  Depois de consultar os anciãos, decidiram não esperar que o exército do rei entrasse na Judeia e se apoderasse da cidade, mas sair logo e, com o auxílio de Deus, travar a batalha decisiva.
II M PorCap 13:14  Entregou, pois, a sorte das armas ao Criador do mundo e encorajou os seus companheiros a lutar valorosamente até à morte, em defesa das leis, do templo, da cidade, da pátria e da nação. Fez acampar o seu exército perto de Modin.
II M PorCap 13:15  Depois de ter dado aos seus homens por palavra de ordem «Vitória de Deus», tomou consigo os jovens mais corajosos das suas tropas e atacou de noite o acampamento do rei, matando cerca de dois mil homens e o maior dos elefantes, com o guerreiro que ia em cima.
II M PorCap 13:16  Por fim, espalharam pelo campo o terror e a confusão, e retiraram-se, triunfantes.
II M PorCap 13:17  Ao raiar do dia, tudo estava acabado, graças à proteção de Deus.
II M PorCap 13:18  O rei, perante a audácia dos judeus, tentou apoderar-se das fortificações por meio de estratagemas.
II M PorCap 13:19  Partiu, a fim de sitiar Bet-Sur, praça forte dos judeus, mas foi repelido e derrotado e viu-se cada vez mais enfraquecido.
II M PorCap 13:21  Rodoco, combatente no exército dos judeus, revelou os segredos da defesa aos inimigos. Mas, apanhado, foi preso e metido no cárcere.
II M PorCap 13:22  Pela segunda vez, o rei iniciou negociações com os habitantes de Bet-Sur e, feitas as pazes com eles, retirou-se. Atacou o exército de Judas, mas foi vencido.
II M PorCap 13:23  Soube, então, que Filipe, a quem deixara em Antioquia como encarregado dos negócios do reino, se revoltara, e ficou apreensivo. Propôs aos judeus que aceitassem as suas condições, jurando atender as suas justas petições. Reconciliados, ofereceu um sacrifício, presenteou o templo e mostrou-se benévolo para com a cidade.
II M PorCap 13:24  *Acolheu com agrado o Macabeu e nomeou Hegemónides general e governador da região, desde Ptolemaida até à terra de Gerra.
II M PorCap 13:25  Mas quando o rei se dirigiu a Ptolemaida, os habitantes estavam descontentes com este tratado e, indignados, queriam anular os decretos promulgados.
II M PorCap 13:26  Lísias subiu, então, à tribuna, defendeu-os como pôde, persuadiu e apaziguou o povo, levando-o a melhores sentimentos. Depois, regressou a Antioquia. E assim aconteceu a vinda e a retirada do rei.