Site uses cookies to provide basic functionality.

OK
SIRACH
Prev Up Next Toggle notes
Chapter 22
Sira PorCap 22:1  O preguiçoso é semelhante a uma pedra cheia de lodo; todos assobiam por causa da sua infâmia.
Sira PorCap 22:2  O preguiçoso é semelhante a um punhado de esterco; todo o que lhe tocar sacudirá as mãos.
Sira PorCap 22:3  *O filho mal educado é a vergonha de seu pai; e o nascimento de uma filha será um prejuízo.
Sira PorCap 22:4  A filha sensata encontrará um marido; mas a desavergonhada será a desonra de seu pai.
Sira PorCap 22:5  A imprudente cobre de vergonha seu pai e seu marido; ambos a desprezarão.
Sira PorCap 22:6  *Palavra inoportuna é como música em dia de luto, mas castigos e disciplina são sempre sabedoria.
Sira PorCap 22:7  Filhos que levam uma vida honesta, sem falta de nada, fazem esquecer a origem obscura de seus pais.
Sira PorCap 22:8  Filhos insolentes, mal educados, desonram a nobreza da família.
Sira PorCap 22:9  Aquele que ensina o insensato é como quem quer reunir os cacos de um vaso quebrado; é como aquele que desperta o adormecido de um sono profundo.
Sira PorCap 22:10  Falar com um insensato é conversar com alguém que está adormecido; no fim da conversa, dirá: «O que foi?»
Sira PorCap 22:11  Chora pelo morto, pois ele perdeu a luz; chora sobre o insensato, porque lhe falta o juízo. Chora pouco sobre o morto, porque ele encontrou repouso; porém, a vida do insensato é pior que a morte.
Sira PorCap 22:12  O luto por um morto dura sete dias, mas por um insensato e por um ímpio, todos os dias da sua vida.
Sira PorCap 22:13  Não fales muito com o insensato, não convivas com o inconsciente, pois insensível como é, desprezará tudo o que é teu. Guarda-te dele, e não terás aborrecimentos; e não serás contaminado com a sua insensatez. Afasta-te dele, e encontrarás repouso, e não serás molestado pela sua loucura.
Sira PorCap 22:14  Que coisa haverá mais pesada do que o chumbo? E que outro nome dar-lhe a não ser o de insensato?
Sira PorCap 22:15  Areia, sal ou uma bola de ferro são mais fáceis de carregar do que o homem sem juízo.
Sira PorCap 22:16  A madeira de uma construção, bem travada, num tremor de terra não se desconjunta; assim o coração firmado por uma decisão bem amadurecida, em momentos difíceis, não sucumbe.
Sira PorCap 22:17  Um coração apoiado em raciocínios inteligentes, é como um ornamento de estuque sobre uma parede polida.
Sira PorCap 22:18  Paliçada colocada no alto não resiste ao vento; assim o coração tímido, devido a pensamentos insensatos, não resistirá perante qualquer temor.
Sira PorCap 22:19  Aquele que fere o olho, faz sair dele lágrimas; o que fere o coração irrita os sentimentos.
Sira PorCap 22:20  Aquele que atira uma pedra aos pássaros, fá-los fugir; assim também aquele que insulta o seu amigo, desfaz a amizade.
Sira PorCap 22:21  Ainda que tenhas desembainhado a espada contra o teu amigo, não desesperes, porque o regresso é possível.
Sira PorCap 22:22  Ainda que tenhas dito contra ele palavras desagradáveis, não temas, porque a reconciliação é possível, exceto se se tratar de injúrias e afrontas, revelação de segredo e golpes de traição; em todos estes casos, qualquer amigo fugirá de ti.
Sira PorCap 22:23  Ganha a confiança do próximo na sua pobreza, a fim de te alegrares com ele na sua prosperidade; fica a seu lado nos momentos de provação para que possas compartilhar também da sua herança. Pois não se deve sempre desprezar a aparência nem admirar um rico desprovido de sensatez.
Sira PorCap 22:24  O vapor e o fumo precedem o fogo na chaminé; assim também as injúrias precedem o derramamento de sangue.
Sira PorCap 22:25  Não me envergonharei de defender um amigo, nem me esconderei da sua presença,
Sira PorCap 22:26  e se dele me vier algum mal, quem o souber acautelar-se-á dele.
Sira PorCap 22:27  Quem me dera ter um guarda à minha boca, e um selo inviolável sobre os meus lábios, para que eu não caia por sua causa, e para que a minha língua não me perca!